quarta-feira, 22 de julho de 2009

Perfil Histórico da Cidade de Itaboraí














Uma parte muito importante da história do Brasil foi escrita em Itaboraí.

Dona de uma riqueza histórica cultural ímpar, a cidade desponta como uma bem estruturada opção que alia o turismo natural, rural e cultural.

Do tempo em que a Família Real visitava regularmente a cidade para assistir as encenações do teatrólogo João Caetano até hoje, o município cresceu bastante, mas sempre preservando suas tradições. E tal beleza também.

Aqui, por exemplo, encontra-se o mais antigo e importante sítio palenteológico do Brasil, às margens do lago São José, cujos achados remetem à história do homem há milhões de anos.

Já o manguezal é uma reserva ecológica navegável controlada pelo Ibama, onde podem ser encontradas cerca de 170 espécies de aves, além dos carangueijos, uma atração gastronômica à parte.

O visitante pode ainda passear pelo Centro Histórico, cavalgar, tomar banhos de rio e muito mais diversões rurais nos diversos sítios de lazer espalhados pela cidade.

















O nome Itaboraí tem origem no tupi-guarani e significa Pedra Bonita escondida na água. O desbravamento histórico da região remonta a época da fundação de São Sebastião do Rio de Janeiro, quando foram doadas nas circunvizinhanças, sesmarias onde se instalaram lavouras de cana-de-açúcar e aguardente.


Surgido no fim do século XVIII como modesto povoado de tropeiros, Itaboraí tem origem na vila de Santo Antônio de Sá, fundada em 1697, e que é considerada uma das mais antigas vilas fluminenses. É naquela região que se encontra hoje um importante marco da arquitetura religiosa brasileira: as ruínas do convento de São Boaventura, erguido em 1660, e que é um dos cinco conventos franciscanos mais antigos do Brasil.


Foi em torno da capela de São João Batista, construída em 1684, que deu origem à atual Igreja Matriz, que a região começou a crescer. A igreja fica localizada no Centro Histórico, onde estão guardados até hoje vestígios da riqueza de seu passado colonial e imperial.


É na praça Marechal Floriano Peixoto, antiga praça da Matriz, que podem ser encontrados prédios como os do Palacete do Visconde de Itaboraí, construído em 1834 que hoje abriga a sede da prefeitura, a Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, erguida no início do século XIX, além da casa de Câmara e Cadeia, de 1840.


A cidade também é berço de várias personalidades que se projetaram em âmbito nacional. São os casos do dramaturgo João Caetano, do Visconde de Itaboraí, e do romancista Joaquim Manoel de Macedo.


História
1567 - É fundada a vila de Santo Antonio de Sá , a primeira do recôncavo do Rio de Janeiro.

1660 - Começa a construção do Convento de São Boaventura.

1671 - Inauguração da Capela de São João Batista e Fundação de Itaboraí.

1684 - Já em ruínas , a Capela é substituída por outra.

1808 - Nasce em Itaboraí, no dia 27 de Janeiro , o teatrólogo João Caetano.

1827- Inauguração do teatro João Caetano.

1929 - Uma epidemia de malaria denominada “Febres de Macacu” ocasiona a extinção da freguesia de Santo Antonio de Sá.

1833 - No dia 15 de Novembro Itaboraí é elevada a categoria de Vila.

1860 - Construída a estrada de ferro ligando o município de Cantagalo a Itaboraí.



Datas

Aniversário do Município: 22 de Maio
Festa do padroeiro São João Batista: 24 de junho



Itaboraí. Vale a pena conferir. Seu lugar é aqui !

2 comentários:

  1. Em primeiro lugar : parabéns pela iniciativa!
    Em segundo lugar, e objetivando colaborar para o sucsso da empreitada, : o brazão do município de Itaboraí, tem uma bonita história, que pode ser encontrada no site da camara municipal de Itaboraí. Ele já não é, por força de lei municipal em vigor, como se apresenta aqui neste blog. Acho que vale a correção.
    A outra questão diz respeito à data de elevação de Itaboraí à condição de Vila. O blog afirma ser 15 de novembro de 1833. O correto é 15 de janeiro de 1833, como também pode ser confirmado lendo-se nossa certidão de nascimento, o Decreto Imperial de 15/01/1833, disponível também no site da Cãmara, no menu História da Cãmara.
    Espero ter colaborado.
    Simão Miguel Neto

    ResponderExcluir
  2. Acompanhem nosso blog também!

    http://comunidadeestudantildeitaborai.blogspot.com

    CEAI - Dialoga, fiscaliza e cobra!

    ResponderExcluir