A Prefeitura Municipal de Itaboraí deu um passo importante para a disseminação da democracia ao inaugurar o primeiro Centro de Referência de Atendimento a Mulher em Situação de Violência, no Bairro de Venda das Pedras.
O evento foi uma grande festa aberta a todo o público que pode conhecer a casa por dentro e entender um pouco melhor como ela vai funcionar.
A reunião contou com presenças importantes como a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéia Freire, da representante da Secretaria Estadual de Política das Mulheres, Cecília Soares, dos Deputados Estaduais Chico D’Ângelo e Inês Pandeló, do Prefeito Sérgio Soares e da Secretária de Desenvolvimento Social e anfitriã da festa Rosália Soares.
Após discursar um pouco sobre a ida dela para a Secretaria Especial, Nilcéia Freire afirmou que cerca de 320 mil mulheres foram atendidas o ano passado pelo número gratuito “180” (número de atendimento a mulher) e falou da política que o Governo Federal tem realizado para inibir a violência contra as mulheres com o apoio dos governos municipais:
“Pesquisas afirmam que a maioria das mulheres não denuncia por medo de morrer. O apoio das prefeituras nessa política com a construção de Centros de Atendimento é fundamental para que o trabalho do presidente Lula possa ser levado adiante. Gostaria muito que em 2010 tenhamos um pacto de proteção a mulher bem mais fortalecido para resgatar a vida e a auto-estima delas”, declarou a secretária.
Rosália Soares fez uma homenagem a Maria da Penha, a pessoa que foi inspiração para a lei 11.304, que combate à violência doméstica e familiar contra a mulher e falou sobre democracia, afirmando que esse é o único caminho para o respeito múltiplo entre os seres humanos e para a integração entre os governos em busca de justiça.
A secretária também aproveitou a oportunidade para homenagear a coordenadora de políticas públicas contra as mulheres, Jussara Florinda, que foi essencial para a implantação da casa.
Homenageando todas as mulheres, Sérgio Soares, elogiou o trabalho de Rosália e Nilcéia. “Elas são mulheres que merecem o nosso orgulho, o trabalho delas é referência para todos”, afirmou.
No fim da cerimônia a representante do governo do Estado, que estava representando a Secretária Benedita da Silva, deu de presente ao Centro um carro que servirá de suporte no atendimento as mulheres.
O Centro tem como objetivo a manutenção de um canal permanente de atendimento às mulheres vítimas em situação de violência doméstica e intra-familiar. A casa terá atendimento às mulheres com ações de assistência jurídica gratuita e representação judicial e extraconjugal. Além de assistência social no tratamento às vítimas de violência e suporte terapêutico, com objetivo de auxiliar as mulheres no rompimento do ciclo de violência e regate da auto-estima. Toda a equipe técnica que vai trabalhar no Centro de Referência passou por treinamentos para prestarem os serviços.
Além dessa casa de Apoio as Mulheres...tinhamos que pensar também na mulher gestante do nosso municipio....já pensaram na possibilidade de uma "casa de parto", isso é possivel com muito pouco e isso faz com que nossos hospital fique menos lotados nas emergencias com as gestantes.... Na casa de parto trabalhamos com o atendimento humanizado e com enfemeiras obstetras , fazemos todo trabalho para aquele parto seja mais humanizado possivel sem intervenções médicas e farmacologicas...só em ultimo caso quando vimos que há sofrimento fetal ou da gestante, aí sim procuramos um hospital para que essa parturiente possa fazer as intervenções medicas que assim fizerem necessaria.,...Pense nisso e estarei aqui para apoio esse projeto lindo....
ResponderExcluirRoberta Amaral 97524115
ResponderExcluirAcompanhem nosso blog também!
ResponderExcluirhttp://comunidadeestudantildeitaborai.blogspot.com
CEAI - Dialoga, fiscaliza e cobra!